26.6.09

La Plante MUNDante!

Ontem, durante uma visita ao Festival Med, enquanto alguns dos membros da planta espalhavam os seus pontos de vista por entre o público, pus-me mentalmente a enumerar os critérios que definem uma banda como «do Mundo». Rapidamente cheguei a uma conclusão: nós, de facto, somos música do mundo! Falta-nos um critério essencial: tocar instrumentos esquisitos. Porque as restantes características estão lá:

1. Proveniência de lugares exóticos: O BV passa grandes temporadas numa ilha tropical, no meio do Atlântico, rodeado de gente peculiar (para não dizer outra coisa...). E, como se tal não bastasse, três dos membros dos La Plante Mutante vivem num local de paisagem, como diria o Capella, falaciosa: pois ora estamos perto de uma vila de pescadores algarvios, ora numa colónia britânica. Mais exótico que isto...

2. Vestimentas coloridas e étnicas: É preciso dizer alguma coisa a este propósito? Basta olharem para o BV...

3. Apelo para um mundo mais solidário e justo: Temos muitos pontos de vista (portanto, distantes da ditadura da opinião única) e somos modernos...

4. Repertório variado: Atravessamos uma década inteira de música, de todos os países do mundo!

4. Características peculiares (para não dizer freaks): O Cheff é vegetariano (já lá vão uns 14 anos...). E os restantes membros, de vez em quando, também (quando vão jantar à casa do Cheff!).

5. Performances variadas (dança, rituais, etc.) durante os concertos: É preciso acrescentar alguma coisa?...

6: Look freak: Já alguém olhou com atenção para o Rato?

Penso que as características enunciadas falam por si. Agora, basta-nos fazer um retiro espiritual (pode ser em Marrocos, é já aqui...) e voltar com djambés, coras, cajons e congas.

Vemo-nos para o ano no Med!

Ponto de vista!... É ser do Mundo!

7.6.09

Semana Mutante!

Para além do já anunciado concerto na Praia de Faro, a planta irá, mais uma vez regressar a S. Brás no dia 12, sexta (Zé Dias) e a Portimão, no dia 13, sábado (Marginália, num concerto que promete: vamos celebrar o aniversário do Borges, o dono do dito estabelecimento...). Como se vê, temos pontos de vista para dar e vender... a semana fica deste modo organizada:

10/6: Centro Náutico, Praia de Faro;
12/6: Zé Dias, S. Brás de Alportel;
13/6: Marginália, Portimão.

Alguém tem uma sugestão para dia 11?