19.6.08

Press mutante I

Eis a notícia integral que saiu no Postal do Algarve do dia 12 de Junho sobre o Festival Rock na Ribeira:



COM LINDA MARTINI COMO CABEÇA DE CARTAZ

Algarvios La Plante Mutante agitaram a décima edição do Rock na Ribeira
Música dos anos 80 arrastou gerações e arrancou gritos uníssonos de aprovação


Apesar de terem sido os Linda Martini a constar no programa como cabeças de cartaz, foram os algarvios La Plante Mutante quem agitou a décima edição do Rock na Ribeira, festival de música moderna portuguesa realizado em Pechão na passada segunda-feira.
Depois dos também algarvios Death ou the Door e Punk c’Mantega, La Plante Mutante entrou em cena perante um público ainda reticente, disperso pelo recinto. A atenção das mais de mil pessoas presentes foi captada no salto inaugural para o palco.
Oito músicos. Bateria. Guitarras. Baixo. Pandeiretas. E trajes a rigor. Quem os conhece sabe que interpretam músicas dos anos 80. Quem não os conhecia rendeu-se à sua performance.
Lena d’Água, Carlos Paião, Táxi e a miss legs Tina Turner foram algumas das sonoridades recuperadas e reavivadas na memória. Algumas das muitas que compõem o repertório do grupo que completou já uma década de existência.
Sob o mote”vamos dançar”, La Plante Mutante semeou a euforia. Música, dança. interpretações cénicas e o recurso ao audiovisual marcaram o espectáculo que arrastou para a boca de cena os músicos e para junto do palco os espectadores.

O segredo só eles o sabem. Mas La Plante Mutante parece estar para ficar. Com músicos experientes, que criaram percursos noutras bandas de jazz e rock da região, o grupo apresenta um projecto consolidado, coerente, excitante.
O caos aparente com que pisam os primeiros momentos dá depois lugar a uma simbiose perfeita entre quem toca e quem vê.
Num cartaz que primou pela heterogeneidade com metal, punk. rock e electrónica, a grande surpresa foram mesmo os La Plante Mutante, que, com mérito próprio, aqueceram o público para o que se seguiu
Com dois albuns editados e cinco anos de existência, foi na décima edição do Rock na Ribeira de Pechão que, pela primeira Vez, os nacionais Linda Martini pisaram terras algarvias. Apesar de jovens no corpo e na alma, a banda de Lisboa apresentou a experiência e a coesão de um projecto moldado, limado, bem trabalhado.
Com rock puro e duro, guitarras desgrenhadas e sonoridades electrizantes, os Linda Martini deram um concerto contagiante, à altura daquilo que a organização esperava do décimo Rock na Ribeira.
“O festival está consolidado. Queríamos que se tornasse uma referência no panorama da música moderna portuguesa e acho que o conseguimos. Depois desta décima edição da actuação dos Linda Martini ninguém esquece o Rock na Ribeira”, disse ao POSTAL DO ALGARVE o presidente da Junta de Freguesia de Pechão, entidade promotora da iniciativa.
“Hoje, o Rock na Ribeira é uma referência, um nome, uma marca. Ligada a Pechão, claro!” concluiu Custódio Moreno.
Com um número de visitantes que ultrapassou o milha e dobrou o alcançado no ano anterior. Custódio Moreno adianta que a Junta de Freguesia já se encontra a programar a edição de 2009.
Em declarações ao POSTAL avançou que o próximo Rock na Ribeira vai estar “ligado uma grande causa”, que visa sensibilizar os jovens para questões ambientais.

Lisa Ferro

3 comentários:

O Senhor Automático disse...

Não percebo a notícia...
Estranho...
Mas alguém tinha dúvidas???

Vocês são óptimos!!!

He! He!

Vêem??? Eu avisei...

Até eu, ando a fazer uns Connects...
Imaginem-se em Moscovo em Maio de 2008... Alinham?

He He!

Vá... Abraços para todos!

O Senhor Automático disse...

Mas pronto...

Estou a brincar... A notícia é sempre uma mais-valia!

Está bem, está bem! Parabéns!

O Senhor Automático disse...

Maio de 2009... Assim é que é!