18.12.09

10 álbuns dos 80’s

Lista do Bateur Solitaire (ordem cronológica):

Joy Division “Closer” (1980): que melhor entrada na década do que ao som de “Decades”?

Violent Femmes “Violent Femmes” (1983): provavelmente o melhor disco de estreia de sempre!

The Smiths “The Queen is Dead” (1986): podia também ter sido o “Strangeways, Here We Come”, mas este tem o “There is a Light That Never Goes Out”…

The Jesus and Mary Chain “Darklands” (1987): podiam ter sido o “Psychocandy” ou o “Automatic”, mas este foi o álbum que mudou a minha maneira de ouvir música…

R.E.M. “Document” (1987): podia ser um dos outros discos desta década, mas este foi o que me introduziu à banda, numa altura em que estava a começar a tocar, pelo que foi extremamente influente.

My Bloody Valentine “Isn’t Anything” (1988): descoberto tardiamente (graças ao “Loveless”), mas igualmente essencial.

Pixies “Surfer Rosa” (1988): a maior banda do mundo, única impossível de figurar apenas uma vez nesta lista!

Sonic Youth “Daydream Nation” (1988): podiam ter sido o “Evol” ou o “Sister”, mas este álbum é excepcional do início ao fim.

The Cure “Disintegration” (1989): poderiam ser outros, como o “Kiss Me Kiss Me Kiss Me”, mas este é, para mim, o disco mais “Cure” dos The Cure!

Pixies “Doolittle” (1989): disco perfeito, o mais importante da minha vida, principal responsável pelo músico que (tento) ser hoje…

É claro que havia mais e foi muito difícil ter de eliminar alguns, mas como o Cheff só pediu 10 e eu sou um menino obediente…

1 comentário:

Pedro disse...

Tou contigo!! Grrraaande selecção :)