17.12.09

10 discos dos 80s

Lista do Cheff (sem nenhuma ordem em particular...):

Duran Duran - «Rio»: Um dos primeiros álbuns, senão o primeiro, que redescobri na era mutante. Continua a constar, com toda a certeza, no top ten de álbuns que mais me influenciaram, pessoal e musicalmente falando.
A-ha - «Scoundrel Days»: Já falei dos A-ha há uns posts atrás, por isso não me vou repetir muito. Álbum essencial, ponto.
David Sylvian - «Secrets of the Beehive»: Um dos álbuns que conheço a fundo por influência directa do Migas. A sonoridade não é muito «mutante», no devido sentido do termo, mas uma vez que o conheci numa espécie de «período mutante», é justo que o coloque nesta lista.
The Smiths - «The Queen is Dead»: Incluo-o na lista pela mesma ordem de ideias apresentada atrás: foi um álbum que só redescobri muito tarde, em era mutantis.
Tears for Fears - «Songs From The Big Chair»: Só o estou a redescobrir agora. A primeira vez que o ouvi com atenção foi em vinil, na casa do Migas. Muito bom.
Depeche Mode - «Music For the Masses» (ou o «Black Celebration»...): É difícil escolher apenas um destes senhores... e só estamos numa década. Se incluíssemos a de 90, ui! Então aí...
Michael Jackson - «Thriller»: Clássico. Impossível deixar de fora.
The Human League - «Dare»: Influência, directa ou indirecta, para todos os que fazem Synth Pop nos dias de hoje.
David Bowie - «Let's Dance»: É verdade que o homem teve o ponto baixo da carreira nos 80s, mas não é menos verdade que este continua a ser um bom álbum.
Nik Kershaw - «The Riddle»: O álbum tem coisas muitos boas; só a música homónima justifica, por si, a nomeação...

E para aqueles que estão a pensar: «então e o «Surfer Rosa»? E o «Bleach»? E o «Psycho Candy?». Decidi colocar na lista aqueles que, de algum modo, se relacionam com a minha redescoberta dos 80s. Muitos dos álbuns ditos «alternativos» já faziam parte das minhas vivências antes dos La Plante Mutante, motivo pelo qual não os coloco aqui...

O Cheff

Sem comentários: